sábado, 3 de agosto de 2013

A DEUSA IXCHEL E SEU TEMPLO


TEMPLO DA DEUSA IXCHEL

A deusa maia Ixchel possui seu templo na sagrada Ilha de Cozumel e sempre foi adorada por mulheres que iam de lugares distantes para reverenciá-la em sua casa. Deusa da lua, do sexo, do parto, das doenças, da apicultura, da plantação, da água, da escritura e do tecido, ela é também a mulher do deus sol maia Itzamná Kinich Ahau com quem teve 13 filhos. Dois deles criaram o mundo e tudo o que nele existe. Ela aparece representada de três maneiras, como uma jovem mulher, uma mãe ou uma idosa.


As três representações de Ixchel


O cronista espanhol Diego de Landa escrevia em 1549 que os povos peregrinavam a Cozumel levando presentes à deusa, assim como os espanhóis o fizeram a lugares santos. Outros cronistas, como Bernal Díaz del Castillo, Francisco López de Gómara e Diego López de Cogolludo também descreveram os diversos assentamentos maias existentes em Cozumel e sua importância como centro de peregrinação ao santuário da deusa Ixchel e como importante porto para a economia maia.


Kana Nah


Hoje o lugar onde está o templo da deusa Ixchel se chama San Gervasio e é o sítio arqueológico mais importante de Cozumel. A história desse sítio remonta a 300 d.C., quando foi construída a acrópole El Ramonal, centro de onde se controlavam os demais assentamentos da ilha. De 1000 a 1200 d.C., os maias Itzáes dominaram a ilha, de onde controlavam o comércio entre Yucatán e Ulúa. A partir de 1200 até 1650 d.C., San Gervasio se transformou num dos mais importantes centros de peregrinação do mundo maia e de intercâmbio comercial. 


Palácio - San Gervasio


A estrutura que os arqueólogos pensam ter sido o santuário da deusa Ixchel é Kana Nah (Casa Alta). Trata-se de uma edificação de grande dimensão, sem espaço interno, pois o altar cobre quase toda a superfície. O templo superior era pintado com as cores vermelha, ocre, azul, verde e preta e a base e a escada possuem em sua decoração pequenos rostos humanos feitos em pedra. Sua construção ocorreu entre os anos de 1200 a 1650 d.C.


Kana Nah



O culto a essa deusa foi introduzido em Cozumel pelos maias itzá e alcançou seu apogeu a partir de 1200 d.C. quando foram erigidos os grandes edifícios de San Gervasio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário