segunda-feira, 26 de março de 2012

FEITIÇARIA NA AMÉRICA PORTUGUESA E ESPANHOLA




Coordenação do Simpósio Temático
Ana Raquel Portugal (UNESP)
Alexandre Camera Varella (UNILA)


Existem diversas pesquisas relativas à ação do Santo Ofício na América espanhola e portuguesa e também à instituição criada exclusivamente para eliminar as idolatrias indígenas, a Extirpação de Idolatrias. A Inquisição no Novo Mundo tinha por objetivo perseguir e castigar hereges que pudessem contaminar os cristãos, extirpando seus erros. Seu foco se dirigia aos indivíduos integrados à cultura européia e agia, sobretudo, nas cidades. Já a Extirpação de Idolatrias foi criada para destruir as religiões indígenas em territórios de colonização espanhola e procurou proibir comportamentos tradicionais que considerou contrários à moral e costumes cristãos, atuando principalmente na zona rural. A proposta desse ST é examinar fontes inquisitoriais e de idolatrias relacionadas às práticas mágicas, mais propriamente, a feitiçaria e a bruxaria com a participação demoníaca, levadas a cabo por indígenas, mestiços, brancos e negros no Novo Mundo durante o período colonial.

Participe de nosso Simpósio Temático a se realizar no:

IV ENCONTRO DO GT HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS
07 A 09 DE NOVEMBRO DE 2012
SÃO LEOPOLDO - RS



quarta-feira, 7 de março de 2012

IV ENCONTRO DO GT HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES


TEMA: Memória e Narrativas nas Religiões e nas Religiosidades

LOCAL: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
DATA: 07 A 09 DE NOVEMBRO DE 2012

APRESENTAÇÃO
Dando continuidade aos Encontros Nacionais do GT História das Religiões e Religiosidades (GTHRR-ANPUH), a quarta edição deste evento ocorrerá, desta vez, em São Leopoldo, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, de 7 a 9 de novembro de 2012. Os encontros vêm se notabilizando como um momento importante de diálogo, de divulgação de investigações e de atualização profissional, ao reunir pesquisadores, docentes e discentes interessados na temática das religiões e das religiosidades de várias regiões brasileiras e do exterior. Memória e Narrativas nas Religiões e Religiosidades – este é o tema da quarta edição do encontro, que, com certeza, oportunizará, ao longo dos três dias de sua realização, produtivas discussões, agregando significativas contribuições às nossas pesquisas e à nossa atuação docente. Sejam todos, desde já, bem-vindos a São Leopoldo e à Unisinos!

OBJETIVOS
 Oportunizar aos pesquisadores e comunidade em geral um espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências e conhecimentos sobre as religiões e religiosidades
 Instigar a reflexão crítica sobre as posturas de indivíduos e grupos religiosos em suas ações nos âmbitos religiosos, culturais, políticos e sociais
 Refletir sobre a importância de uma prática cidadã valorativa das diferenças culturais, sociais e políticas em nosso país
 Evidenciar a relevância de análises interdisciplinares soPROPOSIÇÃO DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
Os Simpósios Temáticos propostos deverão versar sobre “Religiões e Religiosidades”, constituindo-se em espaço para a apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em andamento sobre o tema do IV Encontro. A proposta deverá ser feita por até dois coordenadores Doutores vinculados a instituições diferentes. Caberá ao(s) coordenador(es) avaliar(em) as propostas apresentadas ao seu Simpósio Temático, definir(em) a forma de apresentação dos trabalhos inscritos, sempre com o objetivo de garantir a ampla participação e o tempo necessário para apresentação, discussão e aprofundamento das questões suscitadas.
A Comissão Organizadora do Evento receberá propostas de Simpósios Temáticos até a data de 08 de abril de 2012. As propostas deverão conter a denominação do ST, uma breve ementa de até 10 linhas, os nomes dos coordenadores, seguido do link dos respectivos Currículos Lattes, bem como informações de contato (telefones e e-mail) e, ainda, RG e CPF de ambos os proponentes.
Dentre as propostas recebidas, serão selecionadas – a princípio – 15, por sua consistência, relevância e adequação ao tema do Encontro. A divulgação da lista dos Simpósios Temáticos aprovados está prevista para o dia 16 de abril de 2012. Os Simpósios funcionarão com o mínimo de 10 e com o máximo de 30 participantes.

PROPOSIÇÃO DE COMUNICAÇÕES E INSCRIÇÃO DE OUVINTES
A apresentação de trabalhos – comunicações – nos Simpósios Temáticos estará aberta a todos os interessados: professores, pesquisadores, pós-graduandos, graduados, graduandos, bolsistas de Iniciação Científica e público em geral.
Ouvintes poderão realizar sua inscrição a partir de 01 de outubro de 2012, devendo optar por um dos Simpósios Temáticos divulgados na Programação definitiva do evento.
Cronograma
Proposição de Simpósios Temáticos: até 08 de abril de 2012. Divulgação dos Simpósios Temáticos Aprovados: 16 de abril de 2012. Inscrições de comunicação nos STs: de 17 de abril a 01 de setembro de 2012. Avaliação das propostas de comunicação pelos coordenadores de STs: de 03 de setembro a 09 de setembro de 2012. Confirmação das propostas acolhidas pelos coordenadores de STs: 10 de setembro de 2012
PROMOÇÃO
GT História das Religiões e Religiosidades – ANPUH – Nacional
GT História das Religiões e Religiosidades – ANPUH – RS
Programa de Pós-Graduação em História (UNISINOS)
Curso de Graduação em História (UNISINOS)
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UNISINOS)
Faculdades EST – Escola Superior de Teologia – São Leopoldo
Núcleo de Estudos de Religião-NER-UFRGS
Grupo de Estudios sobre Religiosidad y Evangelización – GERE, PROHAL, Instituto Ravignani, CONICET/UBA de la Universidad de Buenos Aires (UBA)
Grupo de Trabajo de Religión y Sociedad en la Argentina Contemporánea (RELIG-AR). Instituto Ravignani CONICET/UBA y Departamento de Ciencias Sociales, UNLu.
Núcleo de Estudos de Memória e Cultura – NEMEC (UPF)
INFORMAÇÕES
E-mail: efleck@unisinos.br / staudt@unisinos.br