sábado, 17 de dezembro de 2011

LINHAS DE PARACAS


El Candelabro - Paracas - Peru

Poucos sabem que os geoglifos (vestígios arqueológicos representados por desenhos geométricos, zoomorfos e antropomorfos) feitos no deserto de Paracas são mais antigos que as famosas linhas de Nazca também localizadas na área desértica da costa sul peruana. "El Candelabro" era a figura mais conhecida até os achados recentes de mais de 50 desenhos de humanos, pássaros, macacos, gatos e um condor gigantesco encontrado em 2008. Enquanto os Paracas produziram essas figuras por volta de 500 a.C em cerimônias religiosas em homenagem aos deuses da água e da terra e à fertilidade, a cultura Nazca só produziu as suas entre 100 d.C. e 600 d.C., ou seja, bem depois. A questão é que foi difícil localizar tais desenhos porque os mesmos foram feitos nas laterais de montanhas, onde a incidência do sol dificulta a sua visão mesmo aérea.
Esses geoglifos foram feitos retirando-se pedras escuras para expor as mais claras e também usando pedras para produzir figuras em alto e baixo relevo. Quase todas as figuras Paracas eram naturais e pequenas. Já os Nazcas produziram muitas figuras estilizadas, grandes e usaram a técnica de limpar a área de pedras escuras, formando dessa forma seus desenhos em áreas planas.



Figuras de Palpa - Peru


Possivelmente o deserto ainda esconde muitos geoglifos, cerâmicas, restos arqueológicos em geral e, mesmo sendo uma apaixonada por offroad, aproveito este artigo para alertar quanto ao próximo Rally Dakar a se realizar em 2012, que entre outros lugares, tem como rota a região desértica onde encontramos as Linhas de Nazca, de Palpa e de Paracas. Como todos sabem, os pilotos participantes dessa competição tem liberdade de buscar o melhor trajeto, o que significa colocar em perigo possíveis vestígios arqueológicos ainda não descobertos.



Rota Rally Dakar 2012 (1)



Nenhum comentário:

Postar um comentário