quarta-feira, 13 de julho de 2011

FERRAMENTAS DE PESQUISA I

Começarei a compartilhar meu conhecimento sobre as diversas ferramentas de pesquisa disponíveis para historiadores da América e outras áreas, mesmo que muitas sejam óbvias. Partirei das mais populares e aos poucos chegaremos às mais especializadas. Afinal, sempre haverá leigos e alunos de História começando suas pesquisas. Espero que ajude.
A internet pode auxiliar muito o trabalho de pesquisa, desde que se acessem sites especializados. Com palavras-chave a respeito do tema a ser pesquisado entramos no


e começamos a garimpar material que nos interesse, depois partimos para o Google Acadêmico


e em seguida o Google Livros


Só nisso já conseguiremos encontrar sites interessantes, artigos especializados e livros, que tratam do tema e apresentam uma bibliografia a ser consultada.
Cabe lembrar, que de acordo com o tema de pesquisa de cada um, é possível encontrar material mais especializado acessando o google de cada país. No meu caso que pesquiso História do Peru, constantemente acesso o google do Peru


e o da Espanha


Passamos aos sites de bibliotecas, dando preferência às que possuam acervo digital. Bancos de teses, sites de institutos de pesquisa, universidades e de arquivos podem proporcionar um levantamento bibliográfico e documental mais específico.
Dentro disso, podemos destacar a princípio os seguintes sites que auxiliam em pesquisas sobre História da América e muito mais:

Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes

Internet Archive

Banco de teses

Arquivos espanhóis

Arquivos europeus

Arquivos

Por hoje é só...em breve mais dicas!!!

2 comentários:

  1. Alguns você mesma já havia me passado, mas agora a minhas listinha vai ficar mais completa, rsrsrsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Arthur...e cada vez ficará mais completa. Bjs.

    ResponderExcluir