domingo, 24 de julho de 2011

O CÃO QUE SALVA VIDAS!!!

O Cão sem Pelos do Peru, popularmente conhecido como Cão Peruano, é oriundo da Ásia, mas chegou ao Peru há mais de 3.000 anos. Isso foi comprovado através de achados arqueológicos, como ossadas desse cão encontradas em túmulos e também vasilhas cerâmicas representando o animal feitas pelos grupos Chavín, Moche, Wari, Vicús, Chimu, Chancay e Inca.


Cerâmica pré-colombiana representando o Cão Peruano [1]

Na antiguidade esse cão foi utilizado em rituais religiosos e era sacrificado aos deuses. Mas, também foi criado para consumo de sua carne e para aliviar os sintomas de algumas enfermidades como reumatismo, bronquite e dor de estômago, visto que a temperatura de seu corpo oscila de 39 a 42 graus. Por não possuírem pelos não provocam alergias e são desprovidos de pulgas, o que os torna bons companheiros para esquentar seus donos em noites frias.
Devido à grande importância desse animal no Peru, em 22 de outubro de 2001 o Congresso da República peruana o reconheceu como patrimônio da nação e o Instituto Nacional de Cultura decidiu que todos os sítios arqueológicos da região costeira devem ter um Cão Peruano, afinal...ele faz parte do patrimônio nacional. Sem dúvida, um cão bem diferente...por sua estética....e também pelos benefícios que traz ao ser humano. Eles não são apenas companheiros de brincadeiras, como a maioria dos outros cães, eles realmente auxiliam na sobrevivência humana. Ele aguenta temperaturas distintas, mesmo sendo típico da região costeira e, por isso, foi levado a todas as partes do território peruano e até hoje a população carente o utiliza não só como mencionamos acima, mas até mesmo para amamentar as crianças, pois a maioria das mulheres são desnutridas. É realmente uma raça especial...


Cão Peruano [2]

2 comentários: