terça-feira, 13 de novembro de 2012

O HOMEM DOS SAMBAQUIS


Museu do Homem do Sambaqui - SC


   No Brasil existem diversos sambaquis e muitas pessoas não sabem que esse amontoado de conchas, pedras e restos marinhos variados podem ser lançados na praia por ação da água e vento e formar depósitos naturais de interesse geológico, mas também podem ser resultantes da ação do homem, que aí habitou e acumulou restos de alimentos e instrumentos líticos, tornando-se assim depósitos artificiais pesquisados pelos arqueólogos. 
   Podemos encontrar esse tipo de sítio arqueológico na Amazônia, no nordeste brasileiro, na costa sudeste e sul, além dos sambaquis fluviais no interior do Brasil.
Esses sítios têm em média de 10.000 a 500 anos e ajudam a conhecer os hábitos do homem pré-histórico, que também utilizou esses lugares para enterrar seus familiares. O homem dos sambaquis vivia basicamente dos alimentos retirados do mar ou rio e já produzia pequenas esculturas e peças artesanais, constituindo um grupo lítico organizado em chefias.
   Alguns grupos indígenas atuais lutam para a preservação desses lugares, pois mais do que fonte de estudo sobre a ocupação humana em tempos remotos, seus contatos interétnicos e migrações, os sambaquis representam um patrimônio imaterial, em que os espíritos dos antepassados desses povos se mantêm vivos.


Duna Grande - Sambaqui de Itaipu - Niterói - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário