segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PATRIMÔNIO CULTURAL



Nosso continente conta com um importante patrimônio cultural nem sempre preservado ou compreendido. A UNESCO nasceu em 1945 com o objetivo de promover a paz através da educação e o respeito à diversidade cultural. Como parte de sua missão, dedica-se à identificação e preservação do patrimônio cultural, considerado de grande valor para a humanidade.
E o que é patrimônio cultural?
Trata-se da herança que nossos antepassados deixaram e que ajuda a formar a identidade de povos e comunidades. Constitui-se de todos os bens e valores culturais que expressam a nacionalidade de um grupo, como costumes, tradições, conhecimentos, manifestações, lugares, entre outros.
O patrimônio cultural pode ser dividido em imaterial e material. O primeiro diz respeito à cultura viva, os usos, expressões, técnicas, medicina tradicional, folclore, arte, música, rituais, gastronomia, cerimônias, tudo aquilo que só se pode sentir e é repassado de geração a geração através da oralidade e narrativas. Já o patrimônio material é formado pelos bens físicos, como estruturas arquitetônicas, sítios arqueológicos, pinturas, esculturas, sendo que este tipo de patrimônio se subdivide em móvel e imóvel. O patrimônio cultural móvel é aquele que pode ser transladado de um lugar a outro, como no caso de ferramentas, documentos, livros, obras de arte, peças arqueológicas, mobiliário, objetos religiosos, vestuário e tantos outros exemplos. O patrimônio cultural imóvel é constituído pelos bens que não podem ser mudados de lugar, pela impossibilidade ou porque isso modificaria por completo o seu significado original. Estão dentro deste grupo os sítios arqueológicos, edificações históricas, espaços públicos, estradas e outros.
Sabendo da importância do patrimônio cultural para a humanidade, faz-se necessário despertar a responsabilidade de todos para a sua preservação, proteção, conservação e divulgação do patrimônio existente em determinado lugar. É necessária a participação ativa de cidadãos e de instituições governamentais e não-governamentais nos processos de reflexão sobre a apropriação e conservação desse patrimônio, essencial para fortalecer as identidades coletivas.
No Brasil e países vizinhos são constantes os problemas nessa área, em que prédios históricos são demolidos sem que haja punição dos responsáveis, obras de arte são roubadas, edificações pichadas, tradições abandonadas ou reprimidas, tráfico ou comércio ilegal de peças pertencentes ao patrimônio cultural de um povo, descaso da população em relação a esses vestígios do passado por desconhecimento de sua importância para a nação e a humanidade como um todo.
Cabe ao Ministério da Cultura, em conjunto com os governos estaduais e municipais, criar programas que identifiquem, reconheçam, valorizem, conservem e protejam o Patrimônio Cultural de uma determinada região ou grupo. Nesse sentido, é necessário levar às comunidades conhecimentos conceituais e técnicos para a criação de estratégias de proteção preventiva dos bens culturais dentro de seu próprio contexto. O trabalho conjunto de instituições e cidadãos pode auxiliar na preservação da herança cultural legada pelos ancestrais, de suma importância para a construção da identidade nacional, regional e local de cada povo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário